Projeto Dê a Mão para o Futuro

4156 visualizaram

O descarte de embalagens pós-consumo é uma questão global preocupante, principalmente nas grandes metrópoles. Em busca da destinação adequada, o setor de produtos de limpeza aderiu em 2008, ao projeto “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, uma parceria entre a Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, da qual a YPÊ é uma associada, a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos e a Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados.

Além do estímulo à conscientização por parte da população, o Dê a Mão para o Futuro promove um processo de inclusão social dos trabalhadores das cooperativas. Desta forma, a solução para a questão passa pela responsabilidade compartilhada e com a mobilização articulada de todos os envolvidos no processo:

O poder público: É o responsável pela implantação ou melhoria da coleta seletiva As entidades do setor produtivo (Abipla, Abihpec, Abima). Cuidam da capacitação operacional e gerencial das associações ou cooperativas de catadores.

As indústrias: Promovem um processo contínuo e crescente de utilização de material reciclado

O consumidor: Separa os resíduos recicláveis em sua residência para a correta destinação

O projeto já obteve resultados positivos nos estados onde atuou, até agora recolheu mais de 255 toneladas no estado do Rio de Janeiro e quase 19 toneladas no Paraná, estados onde o programa já foi implantado. Foram mais de 261% a mais de volume de recicláveis, além de, um aumento de renda de 152% para os cooperados.

Conheça mais sobre o projeto Dê a Mão para o Futuro no site: www.maoparaofuturo.org.br


Compartilhe

Projetos relacionados